Inclusão Digital: O que é e como ela pode fazer a diferença na vida das pessoas

junho 1, 2021

Veja neste artigo como a inclusão digital é uma poderosa aliada da democratização da informação e do conhecimento.

Inclusão Digital: O que é e como ela pode fazer a diferença na vida das pessoas

A inclusão digital tem como uma de suas principais metas a democratização da informação e do conhecimento. No entanto, a pobreza e a baixa formação educacional de grande parte da população do planeta representam um obstáculo a esse objetivo.

Empresa da área da informação, sintonizada com a inovação tecnológica e engajada em promover a participação de todos na sociedade da informação, a Suprisul demonstra que com ações simples é possível tornar os meios digitais acessíveis a todos. Acompanhe!

INCLUSÃO DIGITAL: O QUE É E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

A inclusão digital tem como principal objetivo oferecer acesso aos conteúdos e ferramentas digitais para todos.

Em um momento tão singular, em que a pandemia do Coronavírus afetou radicalmente a vida, a educação e o trabalho das pessoas, o movimento da inclusão digital se tornou ainda mais importante.

Com o avanço das tecnologias da informação e da comunicação, que se expandiram rapidamente e hoje fazem parte das conexões globais, muitas pessoas já possuem um computador com acesso à internet ou outras maneiras de interagir com o mundo digital. Mas a verdade é que nem todos detêm esses recursos e têm as habilitações necessárias para mergulhar no mundo digital. A realidade é que legiões de pessoas ainda estão completamente à margem desse processo.

INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL E NO MUNDO

No Brasil e no mundo, ainda há muitos desafios a serem vencidos para que a população que vive à margem dos meios de informação seja beneficiada pela inclusão digital.

O problema da pobreza que atinge grande parte da população mundial é o principal fator que inibe essa inclusão. Com esse obstáculo, muitas pessoas são excluídas dessa “nova linguagem” explorada pela sociedade da informação, o que leva ao isolamento da comunidade digital.

PROJETOS SUPRISUL DE INCLUSÃO DIGITAL

Visando contribuir com a inclusão digital no Brasil, a Suprisul participa de diversos projetos com esse fim. Conheça cinco deles:

1. Associação dos Moradores da Vila Arco-Íris (Amai)
Em agosto de 2018, a Suprisul doou microcomputadores completos para a instituição. Os equipamentos são utilizados por crianças, adolescentes e adultos da região do Grajaú, apoiados pela entidade.

Atualmente, a Amai atende cerca de 120 crianças, entre 6 e 14 anos, promovendo atividades educacionais, recreativas, esportivas, pedagógicas, psicomotoras e voltadas à sustentabilidade. Além disso, oferece duas refeições diárias para os pequenos.

A entidade ainda realiza outros projetos, que possibilitam aprendizagem, novos conhecimentos, desenvolvimento integral e inclusão digital, não só às crianças e aos jovens da região, mas também aos seus familiares.

2. Colégio Franciscano Santa Isabel

Em 2020, durante um dos períodos mais delicados da pandemia da Covid-19, a Suprisul doou notebooks para o Colégio Franciscano Santa Isabel. Os equipamentos foram destinados a alunos que precisavam dar continuidade ao ano letivo escolar e não possuíam computadores para assistir às aulas on-line.

3. Sociedade Santos Mártires (projeto CCA Nossa Senhora de Fátima)

Em 2010, a Suprisul colaborou com a criação de um Laboratório de Informática, iniciativa liderada pela Sociedade Santos Mártires, associação civil sem fins lucrativos, que apoia a população do Jardim Ângela, Capão Redondo e Jardim São Luiz, em São Paulo. Quinze microcomputadores completos foram doados, junto com mesas e cadeiras.

4. Lar Santa Maria

Em 2020, a Suprisul apoiou o projeto Conectados aprendemos, conectados resistimos, uma iniciativa do Lar Santa Maria. A doação de 18 notebooks ajudou jovens do sertão baiano a terem acesso ao ensino à distância durante a pandemia.

DEPOIMENTOS DAS ORGANIZAÇÕES E PESSOAS QUE ESTÃO SENDO APOAIDAS

“Enquanto educadores, reconhecemos o poder transformador da tecnologia e incentivamos o movimento da inclusão digital para nossas crianças e adolescentes. Por meio da inclusão digital, nossos jovens têm o primeiro acesso a diferentes culturas, lugares e informações que nem pensavam existir. Todo esse trabalho só é possível de ser realizado com todo suporte oferecido pela empresa parceira Suprisul, que forneceu a doação de 15 microcomputadores.”

Silvia de Oliveira Santos – Associação dos Moradores da Vila Arco-Íris (Amai)

“O CCA Nossa Senhora de Fátima agradece imensamente a parceria com a Suprisul, que doou o Laboratório de Informática e fez toda reforma no espaço de instalação da sala, além de realizar a manutenção das máquinas, sempre que necessário.

A instalação do Laboratório de Informática trouxe vários benefícios aos atendidos. Algumas atividades são realizadas com o uso dos computadores na forma de pesquisa. São realizadas tarefas escolares quando necessárias, além da inclusão digital como forma de lazer.

Só temos a agradecer por essa parceria que já tem alguns anos. Também agradecemos o apoio neste momento de pandemia, com a doação de itens de proteção aos atendidos e familiares, na forma de máscaras e álcool em gel, além de ovos de Páscoa aos atendidos e outros mimos aos colaboradores.

Somos imensamente felizes com a amizade e parceria de vocês, amigos e parceiros da promoção e valorização da vida de crianças e adolescentes em vulnerabilidade.”

Equipe CCA Nossa Senhora de Fátima

“É com grande alegria que agradecemos a solidariedade da empresa Suprisul, a boa acolhida e a confiança depositada. Com a incerteza da pandemia atacando fortemente o planeta Terra, e sentindo a angústia da juventude do sertão perante seu futuro, lançamos a campanha para constituir um Fundo Rotativo de Equipamentos Informáticos. A resposta foi pronta e positiva por parte da Suprisul, possibilitando que os notebooks doados chegassem às mãos da juventude. Os testemunhos dos beneficiados pela campanha falam por si. Em nome da juventude das comunidades rurais do município de Itiúba, muito obrigada e parabéns porque contribuíram para que um grupo de jovens não ficasse paralisado no tempo. Vamos juntos, sigamos construindo!”

Maria Mercedes M. del Castillo – Lar Santa Maria

“Olá, me chamo Ariane, estou aqui para falar um pouco sobre a importância do notebook que me foi emprestado na minha vida acadêmica.

Além do curso de Agente de Inclusão Digital, faço outro curso e algumas outras coisas e o notebook tem tido uma grande importância. Desde aulas on-line, digitação de textos, elaboração de currículos, entre várias outras coisas, o notebook age com uma grande facilidade e eficácia. Essas atividades não seriam possíveis ou não seriam tão eficazes se fossem feitas em outros aparelhos, como o celular.

Sou muito grata ao Lar e à empresa Suprisul, que nos emprestou os notebooks com um carinho absurdo e um grande cuidado. Muito obrigada!”

Ariane Mendes – Jovem apoiada pelo projeto de Inclusão Digital do Lar Santa Maria

“Desde a chegada da pandemia, o notebook cedido temporariamente pelo Lar Santa Maria está atendendo todas as minhas necessidades durante o curso. Portanto, registro minha gratidão ao Lar pela ação, visto que com ação voluntária me permitiu dar continuidade à graduação.”

Daniela da Silva Santos – Jovem apoiada pelo projeto de Inclusão Digital do Lar Santa Maria

“Venho aqui agradecer à empresa Suprisul por ter nos doado os computadores. Com esse apoio, estamos tendo acesso ao curso de Agente de Inclusão Digital. Estamos gratos, pois essa é uma oportunidade que muitos poderiam ter tido, mas fomos nós os escolhidos. Não deixarei de parabenizar essa iniciativa que é de extrema importância e inspiração para quem quer fazer o bem ao próximo.”

Josane dos Santos Silva – Jovem apoiada pelo projeto de Inclusão Digital do Lar Santa Maria

“Olá, Suprisul, meu nome é Renan Brandão, tenho 17 anos, sou estudante do 4° período do curso técnico em agropecuária, período alternativo. Mas, devido à Covid-19, mudamos para as aulas on-line.

Diante de algumas dificuldades, precisei de um notebook, e fui contemplado com o notebook que vocês me proporcionaram, assim como tantos amigos, por meio do Lar Santa Maria.

Notebook em perfeito estado, consigo estudar, participar das aulas, atividades e reuniões… Tudo isso graças a toda a equipe, que contribuiu com esse projeto. Obrigado por tudo. Deus abençoe a todos vocês.”

Renan Brandão – Jovem apoiado pelo projeto de Inclusão Digital do Lar Santa Maria

PARCERIAS PARA PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL

Quer oferecer acesso a informações e conhecimentos a todos por meio de projetos de inclusão digital? Junte-se com a Suprisul!

Entre em contato e saiba mais sobre estas ações e possíveis parceiras:

(11) 5188-8555 | ‹supricorp@suprisul.com.br›

Veja também no Blog da Suprisul: